All for Joomla All for Webmasters

Pneu sem mistério

Confie na experiência do fabricante de sua moto, ele sabe qual o melhor pneu para o modelo.

Os pneus são fundamentais para o conforto e a segurança do motociclista. Por isso, exigem um cuidado especial no momento da troca.

Embora muitos donos de motos substituem os pneus por marcas e modelos diferentes dos originais, essa é uma prática não recomendada pelo fabricante.

Isso se deve aos estudos feitos pelo fabricante durante o projeto da moto. Todo esse trabalho avalia o peso da moto (mais passageiros e carga); a velocidade máxima, a potência e até mesmo o uso que a moto deverá atender.

Tudo medido

Por isso, existem diversos tipos e medidas de pneus. Usar um modelo mais largo (ou mais estreito) altera as condições originais do projeto. O mesmo acontece se usar um pneu de medidas maiores – no caso, um  diâmetro maior.

Ao fazer essas alterações o piloto poderá ter uma informação errada do velocímetro e até maior consumo de gasolina.

Além de se manter fiel as medidas originais (leia no Manual do Proprietário) é importante usar sempre o pneu indicado pelo fabricante.

Ele tem as medidas e o desenho dos sulcos (aquelas ranhuras na banda de rodagem) que se adéquam às necessidades da moto.

Atendendo à essas exigências – e prestando atenção a pressão do pneus (que deve ser calibrado uma vez por semana); o motociclista terá sempre uma moto segura para rodar por aí.